Fale com um
Advogado
  • 71 3341-0791 | 98159-6775

Artigos

Mitos e verdades sobre a pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um assunto muito discutido e chega até ser polêmico por existirem tantas opiniões sobre o tema. É uma questão super importante, principalmente porque se trata da realidade de muitas pessoas.
 
Como um escritório advocacia, o Habib conta com vários tipos de advogados - inclusive especialistas em pensão - e tem a intenção de te ajudar a identificar mitos e verdades a respeito da lei pensão alimentícia.
 
O valor da pensão é 30% do salário?
Não! Até porque não existe nenhum valor percentual estipulado para determinar quanto cada filho (a) deve receber.
 
Está especificado na legislação que o valor será definido de acordo com as necessidades de quem recebe de acordo com as possibilidades do pagante. 
 
O ideal é procurar por uma advocacia com profissionais que possam lidar com pensão alimentícia como calcular.
 
Não pagar pensão é crime?
A inadimplência com a pensão pode levar o inadimplente à prisão, porém não é considerado como crime - é um caso de prisão civil. 

É a forma que o Estado estabelece judicialmente para que a dívida seja acertada ou para que o inadimplente justifique a impossibilidade de pagar. 
 
A pensão serve só para comprar alimentos?
Apesar do nome, a pensão serve para todos os componentes necessários e básicos na vida de qualquer indivíduo - como moradia, esporte, educação, saúde, entre outros. 
 
Apenas o pai paga pensão?
Na maioria dos casos, o pagante é o pai, mas é possível requerer pensão de mães também. Tudo depende de quem está com a guarda da criança e tem condições de arcar com as responsabilidades financeiras do sustento do filho.
 
Além disso, o receptor da pensão pode ser um ex-cônjuge quando uma das partes não tem condições de sustento próprio (mesmo que não tenham tido filhos). 
 
O valor da pensão pode mudar?
Sim! A revisão de pensão alimentícia valor é uma possibilidade de qualquer caso quando as condições financeiras do pagante ou de quem recebe mudam. Essa variação pode ser para mais ou para menos! 
 
A obrigação de pensão acaba quando os filhos completam 18 anos?
Uma vez filho, sempre filho. Isso quer dizer que a pensão não acaba quando os dependentes chegam à maioridade - porém não é uma obrigação vitalícia.

A exoneração de pensão só é feita quando os filhos já tem independência financeira depois dos 18 anos. 
 
É válido destacar que a decisão de exoneração é tomada pelo juíz! 
 
Escritório de advocacia em Salvador para pensão alimentícia
Se identifica com o assunto e está procurando por um escritório de advocacia em Salvador para receber consultorias sobre pensão alimentícia? Saiba que a equipe do Habib Advocacia está à sua disposição! 
 
Não corra o risco de ficar sem advogado em Salvador. Contamos com especialistas em diversas áreas para te assessorar no que for preciso! Entre em contato conosco para esclarecer mais dúvidas.

Olá! Informamos que durante a sua navegação neste site, nós coletamos e utilizamos cookies e outras tecnologias que registram o seu acesso e preferências, com o objetivo de analisarmos métricas que podem aprimorar e personalizar a sua experiência no uso do site! Para mais detalhes sobre quais Cookies coletamos e o uso destes, visite a nossa Política de Privacidade.